O medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore frutífera e ornamental portuguesa que também é conhecida pelos nomes de Érvodo, Ervedeiro, Ervado, Ervedo ou Êrvedo.
O medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore frutífera e ornamental portuguesa que também é conhecida pelos nomes de Érvodo, Ervedeiro, Ervado, Ervedo ou Êrvedo. Ela tem normalmente um crescimento do tipo arbustivo até uma altura de aproximadamente 5 metros com ramos eretos, que brotam do tronco a partir de 0,50 metros do solo e são também bastante espaçados entre si.
A copa do medronheiro é arrendondada com folhas persistentes de formato elíptico que assumem uma coloração verde-escura semelhante à do sobreiro, e também possuem um brilho ceroso na face superior.
As flores desta árvore da cor branca ou levemente rosadas são muito decorativas. Logo, ela é considerada uma planta ornamental. Além disso, o medronheiro produz frutos comestíveis, bastante apreciados sobretudo no sul de Portugal, onde são usados na produção de licores e aguardentes destiladas do tipo licor de medronho.
Em 1995 o medronheiro ocupava 13,1% da área florestal do Algarve, chegando sendo maioritária no concelho de Monchique onde ocupa cerca de 10.000 hectares (25% do território concelhio). Com os incêndios da última década estes valores caíram para cerca de 1/3.
|